TMCs Abracorp faturam R$ 6,5 bilhões no 1º semestre; rodoviário e hotelaria são destaques
Outro setor que teve ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e faturou R$ 1,4 bi no período

As TMCs associadas à Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) alcançaram R$ 6,5 bilhões de faturamento no primeiro semestre de 2025, apenas 2,8% abaixo ao valor atingido no mesmo período do ano passado, que fechou com R$ 6,7 bilhões.
Destaque para hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período. O segmento rodoviário, por exemplo, fechou com R$ 30,6 milhões nos primeiros seis meses, contra R$ 26,7 milhões no ano passado, quase 15% acima. Já nos hotéis, o faturamento foi ligeiramente superior, com R$ 2,035 bilhões, 1,5% superior aos R$ 2,006 bilhões em igual período de 2024.
“Curiosamente, nesses dois setores, notamos um aumento na tarifa média praticada. Fomos de R$ 360,72 nos hotéis, na média do primeiro semestre, para R$ 386,51 no mesmo período deste ano, um aumento de 7,2%. No rodoviário, o salto foi menor, de R$ 175,02, também em média, para R$ 181,57, mais 3,7%”
Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp

Outro setor que teve um ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e faturou R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre, ante R$ 1,1 bilhão no mesmo período do ano passado.
Esse efeito não foi percebido no setor aéreo, responsável por cerca de 58% do faturamento geral, que fechou o semestre com R$ 3,7 bilhões, 6,60% abaixo do obtido nos primeiros seis meses de 2024, com R$ 4 bilhões.
“Temos que entender esse número de algumas formas. O primeiro é o impacto do preço da passagem aérea, que ficou 6% mais cara. O segundo é que esse período foi marcado por muitos feriados e uma pequena mudança no hábito do viajante, elegendo outras alternativas”, diz Camargo.
O faturamento de locação de veículos também caiu, quase 3%, apesar de a tarifa média no setor ter tido um aumento de 9%. A média das tarifas no segmento dos seis primeiros meses deste ano foi de R$ 81,31, enquanto no mesmo período do ano passado foi R$ 147,40.
Produto/Serviço | Jan/Jun 2025 | Jan/Jun 2024 | % Variação |
Cruzeiros | 1.484.203,54 | 1.149.398,39 | 29,13% |
Demais Sérvios | 409.126.569,52 | 351.611.651,75 | 16,36% |
Ferroviário | 1.310.200,35 | 1.670.282,10 | -21,56% |
Hotéis | 2.035.578.411,22 | 2.006.211.675,96 | 1,46% |
Locação de Veículos | 189.811.543,30 | 195.217.454,31 | -2,77% |
Pacotes de Viagens/Lazer | 75.373.307,31 | 91.688.249,73 | -17,79% |
Rodoviário | 30.678.969,05 | 26.798.584,54 | 14,48% |
Seguro Viagem | 11.794.160,94 | 10.408.610,55 | 13,31% |
Serviços Aéreos | 3.788.284.570,95 | 4.055.976.092,35 | -6,60% |
Transfer | 29.988.296,05 | 26.767.595,81 | 12,03% |
Vistos e Docs | 851.306,99 | 875.363,36 | -2,75% |
TOTAL | 6.574.281.539,22 | 6.768.374.958,86 | -2,87% |
Projeção do segundo semestre
No segundo semestre deste ano, a Abracorp prevê um faturamento de R$ 9 bilhões, um forte crescimento em comparação a julho a dezembro de 2024.
No estudo da Abracorp há uma análise de antecedência de reservas de passagens aéreas. Neste caso, o primeiro semestre manteve a média de quase 50% das viagens nacionais marcadas com 16 dias de antecedência ou mais. Somente 6% marcaram suas viagens com um dia de antecedência.