Pedro Menezes   |   01/08/2025 08:58
Atualizada em 01/08/2025 09:05

TMCs Abracorp faturam R$ 6,5 bilhões no 1º semestre; rodoviário e hotelaria são destaques 

Outro setor que teve ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e faturou R$ 1,4 bi no período


PANROTAS / Filip Calixto
Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp
Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp

As TMCs associadas à Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) alcançaram R$ 6,5 bilhões de faturamento no primeiro semestre de 2025, apenas 2,8% abaixo ao valor atingido no mesmo período do ano passado, que fechou com R$ 6,7 bilhões.

Destaque para hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período. O segmento rodoviário, por exemplo, fechou com R$ 30,6 milhões nos primeiros seis meses, contra R$ 26,7 milhões no ano passado, quase 15% acima. Já nos hotéis, o faturamento foi ligeiramente superior, com R$ 2,035 bilhões, 1,5% superior aos R$ 2,006 bilhões em igual período de 2024.

“Curiosamente, nesses dois setores, notamos um aumento na tarifa média praticada. Fomos de R$ 360,72 nos hotéis, na média do primeiro semestre, para R$ 386,51 no mesmo período deste ano, um aumento de 7,2%. No rodoviário, o salto foi menor, de R$ 175,02, também em média, para R$ 181,57, mais 3,7%”

Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp
Pixabay
Destaque para hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período
Destaque para hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período

Outro setor que teve um ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e faturou R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre, ante R$ 1,1 bilhão no mesmo período do ano passado.

Esse efeito não foi percebido no setor aéreo, responsável por cerca de 58% do faturamento geral, que fechou o semestre com R$ 3,7 bilhões, 6,60% abaixo do obtido nos primeiros seis meses de 2024, com R$ 4 bilhões.

“Temos que entender esse número de algumas formas. O primeiro é o impacto do preço da passagem aérea, que ficou 6% mais cara. O segundo é que esse período foi marcado por muitos feriados e uma pequena mudança no hábito do viajante, elegendo outras alternativas”, diz Camargo.

O faturamento de locação de veículos também caiu, quase 3%, apesar de a tarifa média no setor ter tido um aumento de 9%. A média das tarifas no segmento dos seis primeiros meses deste ano foi de R$ 81,31, enquanto no mesmo período do ano passado foi R$ 147,40.

Produto/Serviço

Jan/Jun 2025

Jan/Jun 2024

% Variação

Cruzeiros

1.484.203,54

1.149.398,39

29,13%

Demais Sérvios

409.126.569,52

351.611.651,75

16,36%

Ferroviário

1.310.200,35

1.670.282,10

-21,56%

Hotéis

2.035.578.411,22

2.006.211.675,96

1,46%

Locação de Veículos

189.811.543,30

195.217.454,31

-2,77%

Pacotes de Viagens/Lazer

75.373.307,31

91.688.249,73

-17,79%

Rodoviário

30.678.969,05

26.798.584,54

14,48%

Seguro Viagem

11.794.160,94

10.408.610,55

13,31%

Serviços Aéreos

3.788.284.570,95

4.055.976.092,35

-6,60%

Transfer

29.988.296,05

26.767.595,81

12,03%

Vistos e Docs

851.306,99

875.363,36

-2,75%

TOTAL

6.574.281.539,22

6.768.374.958,86

-2,87%


Projeção do segundo semestre

No segundo semestre deste ano, a Abracorp prevê um faturamento de R$ 9 bilhões, um forte crescimento em comparação a julho a dezembro de 2024.

No estudo da Abracorp há uma análise de antecedência de reservas de passagens aéreas. Neste caso, o primeiro semestre manteve a média de quase 50% das viagens nacionais marcadas com 16 dias de antecedência ou mais. Somente 6% marcaram suas viagens com um dia de antecedência.

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